quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Bacalhau rápido cá de casa

Olá !
Como foi o vosso feriado ?
O nosso cá por casa foi dedicado á compra dos materiais escolares do filhote. Foi bom também para descansar e fazer alguns petiscos! Estes feriados a meio da semana são fantásticos !

A sugestão que deixo hoje não é nenhuma receita especial mas quis partilha-la pois é muito rápida e por isso é óptima para fazer num dia em que não temos muito tempo para cozinhar.

Ingredientes ( p/ 3 pessoas)
- 3 postas de bacalhau ( ou migas de bacalhau)
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- Pimento vermelho para decorar
( tenho sempre um saquinho c/ este pimento já partido no congelador)
- Batatas pequenas
- Sal e azeite, alho em pó e salsa

Cozer o bacalhau , quando estiver cozido desfazer em lascas grossas ( se for migas é só cozer). Reservar.
Cozer as batatas em água a ferver (não deixar cozer na totalidade), se tiverem sobra de batatas cozidas é uma óptima altura de as aproveitar para esta receita. Reservar tirando-as da água quando estiverem cozidas.
Num tacho levar a cebola ás rodelas e os alhos e deixar refogar, deitar o bacalhau neste refogado e envolver tudo.
Deitar o preparado do bacalhau num tabuleiro ou pirex, colocar á volta as batatinhas, dando-lhe um murro, regar com um pouco de azeite e alho em pó e levar tudo ao forno apenas para tostar.
No final polvilhar com salsa.

Dica da Moraguetes: Como já disse esta receita é óptima para fazer durante a semana quando não temos muito tempo para cozinhar, levei cerca de 20 m para preparar tudo e mais 10m no forno. Se quiserem podem deixar a cebolada do bacalhau já feita e as batatas cozidas de véspera e depois é só levar ao forno.

Beijinhos !

18 comentários:

  1. Olá,bom dia,
    Ótima receita, muito prática, rápida, fácil, saudável e deliciosa, adorei a sugestão e dica.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Eu gostei da dica da receita , tudo pratico e deve ser delicioso :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. O teu bacalhau ficou mesmo 5*****um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Este tipo de feriados haviam de acontecer semanalmente! Soube-me tão beeeeeem! Como nunca tenho férias, é trabalhar o ano todo só com os fins de semana, quando vêm estes feriados para mim é um doce!

    Este teu prato ficou cheio de cor, com um aspecto fantástico!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. hummm eu adorei esse bacalhau que vontade!!!

    bjinhos rose jp

    ResponderEliminar
  6. Excelente ideia para cozinhar bacalhau durante a semana.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Anabela, Moranguetes querida!
    Bem bom!
    Tem um aspeto mesmo convidativo, uma receita simples, rápida e saborosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá

    Estes feriados sabem sempre bem. O meu foi dedicado ao descanso :). Beijos

    ResponderEliminar
  9. Adorei a receita, bem prática e deliciosa.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. As tuas dicas vão-me ser tão úteis quando for dona de casa...e já só faltam uns mesezinhos ...

    ResponderEliminar
  11. Ficou com óptimo aspecto :)
    Realmente os feriados a meio da semana são imenso jeito!!!
    Quando era pequenina adorava ir às compras de material escolar :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que belo bacalhausinho 'guetinhas! ;)

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha de prato eu adoro bacalhau beijos

    ResponderEliminar
  14. Olá Moranguetes, parece delicioso, eu também sou fã
    desses pimentos, tenho-os sempre por perto;)
    Beijocas grandes.

    ResponderEliminar
  15. Ficou muito bonito de aspecto e de sabor, certamente!

    ResponderEliminar
  16. Que inveja, aqui não foi feriado :( bem eu queria mas estes suíços só vêm trabalho na frente... gostei muito da tua sugestão, parece-me deliciosa!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Linda amiga Moranguetes, vim deixar-te um beijinho e dizer-te que tens um coração lindo!

    Ah.. e o bacalhau está lindo! Vou fazê-lo, logo que regresse a casa!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  18. Olá, sou suspeita em falar sobre bacalhau.Sou fã e adoro todo tipo de receita de bacalhau.Sua receita também achei ótima.Beijos e tudo de bom.

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos