segunda-feira, 30 de abril de 2012

Lasanha de carne com vegetais escondidos

Mais uma sugestão fácil de fazer e que os miúdos e graúdos adoram, e nem dão pelos vegetais !
Uma boa sugestão para fazerem amanhã que é feriado !
É também uma boa refeição para fazer e congelar para um dia com menos tempo para cozinhar.

Carne picada (podem aproveitar restos de carne e picar)
Azeite
1 colher de sopa de margarina vegetal
1 cebola
2 dentes de alho
Alho francês as rodelas fininhas (eu uso do congelado que já vem pronto a usar)
1 courgette partida aos bocadinhos pequeninos
Cogumelos laminados
Polpa de tomate  (a gosto)
Pimenta
1 pacote de natas
Placas de lasanha
1 pacote de molho bechamél
Queijo ralado

Fazer um refogado com o azeite, a margarina, o alho francês, a cebola e os alhos. Juntar a courgette e os cogumelos e deixar refogar mais um pouco. Juntar a carne e deixar refogar. Juntar sal, pimenta, a calda de tomate e o pacote de natas, mexer e deixar cozer cerca de 7 m.
Passar as placas da lasanha por água bem quente e colocar num tabuleiro quadrado uma camada de placas de lasanha outra do preparado da carne com os vegetais. A ultima camada deverá ser de lasanha. Deitar por cima todo o pacote de bachamél, deitar queijo ralado e levar ao forno quente a 200 ºC tapado com uma prata durante 30 m. No fim deste tempo retirar a prata e deixar tostar.
Acompanhar com uma boa salada de alface e cenoura ralada.

Um beijinho e bom feriado !

domingo, 29 de abril de 2012

A minha hortinha

Tivemos um sábado muito divertido cá em casa !
Foi uma tarde passada em familia e dedicada á agricultura doméstica. O P. (o meu marido) foi o repórter...

Tenho um bocadinho de terreno cá em casa, é tratado pelo meu pai que costuma fazer uma hortinha com um bocadinho de tudo. Na semana passada o meu filhote até ajudou a avó e o avô a apanhar as favas e as ervilhas.

Neste terreno tenho também um canteiro com algumas árvores de fruto. Este sábado andámos a limpa-lo, estava cheio de ervas, e a pedido do meu filhote que já tinha tudo combinado com o avô, resolvemos fazer aqui  uma mini-horta.
Não imaginam o quanto nos divertimos, o meu filhote estava super feliz!
Plantámos:
Tomate, Pimento, Alfaces, 1 Amoreira ( adorei esta árvore)  e Melancias 







A equipa dos agricultores
( Eu, o meu filho e o meu pai ).





sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sopa cá de casa

Antes de deixar a " ideia cá de casa" de hoje quero agradecer todo o apoio que tenho tido de todas vocês, acreditem que estou muito feliz com esta nova experiência. Sinto uma realização interior enorme, e uma grande alegria. A minha paixão pela cozinha, pela casa é agora muito maior. Obrigada. ( sou uma chorona, já estou toda emocionada...)

Hoje vamos falar de sopinha... Ah pois é, muito importante...

Existe uma regra básica a ter em conta quando se faz sopa: temos de utilizar pelo menos 5 vegetais diferentes, assegura assim um elevado numero de vitaminas, minerais, muitas fibras e dúzias de substâncias antioxidantes.
Tenham sempre vegetais congelados, estão prontos, cortados e arranjados e cozem rapidamente.
Aprendi que é bom juntar sempre um dente de alho á sopa pois é um bom "ajudante" do nosso sistema imunitário.
A receita que deixo aqui é muito simples e fica um creme delicioso. Podem acrescentar outros vegetais e fazer da mesma maneira. Já juntei feijão verde e ficou muito boa. Também já usei abóbora em vez da cenoura, e salsa em vez dos coentros e ficou uma delícia.

Para um tacho de 3 litros:
1,5 l de água
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
4 cenouras
1 courgette média
2 batatas médias
1 ramo de coentros frescos
100 ml de natas (opcional)
azeite e sal

Fazer um refogado com as cebolas e os alhos (deixar refogar só um pouco). Depois juntar todos os outros legumes aos cubinhos e deixar refogar mais um pouco. Deitar o sal e a água a ferver. Deixar cozer durante 25/30 m para que fique tudo muito bem cozido. Triturar com a varinha mágica. Juntar os coentros partidos aos bocadinhos e se quizerem juntem um pouco de natas. Deixar ferver durante 5 minutos e está pronta.
 !
Dica:Se antes de triturarem tiverem duvidas se o tacho está com muita água, retirem água para uma tigela e reservem, só depois é que trituram. Se ficar muito grossa vão juntando a água aos poucos até ficar como pretendem.
Cá em casa muitas vezes ao fim-de-semana o nosso jantar é uma bela sopa, acompanhado por exemplo de uma fatia de quiche, ou uns queijinhos frescos, ou uns bolinhos de chouriço.
Bom fim-de-semana ! Um grande xi coração.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Filetes no forno com broa

Sempre que é dia de comer peixe cá em casa tenho de pensar qual a melhor maneira de "disfarçar" o peixe.
Esta é uma receita boa e que todos adoram e nem se lembram que é peixe porque estes filetes ficam mesmo uma delicia e podem usar qualquer tipo de filete de peixe que fica bom de igual forma.
É também uma boa receita para fazerem para um jantar de semana porque enquanto está no forno podemos fazer outras coisas.

Ingredientes:
- Filetes de peixe (pode ser de qualquer peixe, também podem fazer com lombos em vez de filetes)
- Raspa e sumo de um limão (para 4 filetes grandes)
- Sal e pimenta
- Cebola ás rodelas
- 1 pimento vermelho
- 1 folha de louro
- Alho em pó
- Azeite
- Orégãos
- Bacon (opcional)
- Miolo de broa

De véspera deixar os filetes a descongelar no frigorifico. Na hora de preparar a refeição secar bem os filetes (pode ser c/ papel de cozinha absorvente) e temperá-los com a raspa e sumo de 1 limão, sal e pimenta. Reservar.
Desfazer o miolo da broa, misturar com um pouco de alho em pó e azeite. Reservar.
Faz-se um refogado c/ azeite, a cebola ás rodelas finas, o pimento cortado aos cubos ou em tiras, o louro, e o bacon.
Num tabuleiro de ir ao forno coloca-se o preparado da cebola e do pimento. Por cima deste preparado colocam-se os filetes sem o sumo do limão (este foi só para temperar). Distribuir o preparado da broa por cima dos filetes e levar ao forno pré-aquecido.
Acompanhar com batatas ás rodelas ou aos palitos grossos (conforme gostarem mais), regadas com azeite, alho em pó e orégãos e vai tudo ao forno. Esperar até estar tudo assado e comer acompanhado de uma boa salada de alface e tomate.
Bom apetite !
Um beijinho cá de casa !

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ideia para o dia da mãe

Reciclar Latas
Andei na semana passada já a pensar na prenda para a minha mãe. É sempre dificil porque parece que já tem tudo, e como gosto sempre de a surpreender, ainda mais dificil é.

Gostava de lhe dar uma coisa feita por mim, sem ser o costume, um perfume, um creme, etc, ou dar-lhe o costume mas de uma maneira especial.

Em conversa com uma colega, que foi mãe há pouco tempo, esta disse-me que já não sabia o que fazer a tantas latas vazias do leite da bébé que tinha na despensa.

Foi neste momento que se deu o clik na minha cabeça. É isso vou reciclar uma lata e lá dentro coloco o habitual perfume ou creme do corpo que a minha mãe gosta ! A lata depois serve para colocar bolachinhas ou para colocar no quarto e guardar lá dentro por exemplo lenços, colares, pulseiras, etc.

Comprei tecido e fita em cetim e o resultado foi este:
Claro que não resisti a estas latinhas e fiz também para mim. A lata, a mais pequena, era do milho, vai servir para os pacotes do açúcar cá de casa.
Não ficaram lindas ?

Dica: Esta ideia é muita boa para oferecer presentes em qualquer altura, até no Natal recheada com uns bombons ou umas bolachinas caseiras, fica um presente muito bonito.
Se comprarem tecido colorido ou com imagens de bonecos, poderão forar latas para usar num quarto de criança. Já imaginaram uma parteleira suspensa cheia de latinhas todas forradinhas de acordo com a decoração do quarto da v/ criança. Fica lindo e tudo organizado ! Darão imenso jeito para guardar bonecos, carrinhos mais pequeninos, roupas de bonecas ou acessórios para o cabelo.
Hoje em dia comprar tecidos não é complicado, e até podem aproveitar tecidos de roupas que já não vestem e forrar todo o tipo de latas. Papel de revistas ou ilustrações com paisagens também ficam muito bem.

Materiais necessários:
Latas de todos os tamanhos
Tecido ou papel
Tesoura
Cola liquida UHU
E muita imaginação !

terça-feira, 24 de abril de 2012

Fondue misto

Amanhã temos um feriado, que bom, a meio da semana sabe mesmo bem !

Deixo aqui uma sugestão para um almoço de fim-de-semana, ou feriado, em familia ou com amigos.
Cá em casa quando fazemos fondue fazemos sempre misto, de carne e de tamboril com gambas, mas podem por exemplo fazer um misto de várias carnes.Se não quizerem comprar carne de vaca, podem substituir por carne de porco, frango fica mais económico.

Quando fazemos este tipo de comida podemos ser nós a fazer os molhos e não comprar frasquinhos e mais frasquinhos de molhos já feitos que normalmente até são caros. Só é necessário ter como base maionese, depois é só juntar:
- alho em pó e coentros ou salsa
- ketchup
- pickles e delicias do mar
- molho inglês
Terão desta forma vários molhos, é uma questão de juntarem á maionese o que mais gostam.

Para acompanhar é só juntar uma salada e fruta partida aos pedaços. Se tiverem uma pedra podem ao mesmo tempo ir grelhando vegetais para acompanhar.
Cá em casa adoramos esta comidinha e não dá trabalho nenhum !
Bom feriado !

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cordeiro de leite á minha moda

O  meu pequenino adora esta receita. É um prato bom para fazer por exemplo ao fim de semana e congelar para comer durante a semana ou noutra altura que não acha tempo para cozinhar.

- 1 kg Costoletas de cordeiro de leite (é mais tenro que o borrego, coze rapidamante)
- Azeite
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 colher de sopa de colorau
- 1 colher de sopa de calda de tomate
- vinho branco
- Sal

Fazer um refogado com o azeite, o louro, a cebola e os alhos. Colocar depois as carne já partida e o sal e deixar refogar bem.
Entretanto numa tijela mistura-se o colorau, a polpa de tomate, mexe-se, depois  junta-se o vinho branco. Deitar este preparado no tacho onde está a carne. Mexer bem e deixar cozer em lume brando com o tacho tapado. Verificar se estiver a ficar com pouco molho deitar um bocadinho de água a ferver.
Acompanhar com batatas noisettes ou arroz branco, e uma salada de alface e cenoura ralada.

Boa semana !


domingo, 22 de abril de 2012

Um presente do meu filhote

Um raminho de rosas que o meu filho me trouxe ontem quando foi jogar á bola com o avó.
Estas flores são também para todas vocês.
Boa semana !
Beijinhos e obrigada pelos vossos comentários.

sábado, 21 de abril de 2012

Bolo de chocolate cá de casa

Levantem as mãos aos céus, a guloseima tem efeito espanta-gordura. Afinal o chocolate emagrece ?!

Há tempos li numa revista esta noticia, pesquisei na net e parece ser verdade...Uma pesquisa científica comprovou que comer chocolate com regularidade ajuda a emagrecer mesmo que o indivíduo não faça dieta e não pratique exercícios.
Segundo os investigadores os indivíduos que comem pequenas quantidades de chocolate, principalmente o chocolate preto ou meio amargo, no mínimo 3 vezes por semana são mais magros que os que comem grandes quantidades de chocolate de forma desordenada.
Os cientistas confirmaram ainda que pequenas doses de chocolate no organismo favorece o metabolismo, mantendo-o mais acelerado e pode reduzir o acumulo de gordura no corpo.
Assim sendo, toca a comer chocolate, e como não podia deixar de ser deixo aqui a receita do bolinho de chocolate cá de casa.

Ingredientes:
150 grs de farinha para bolos
250 grs de açúcar amarelo
200 grs de chocolate ou cacau em pó
200 grs de manteiga
3 ovos
200 ml de água a ferver
margarina e farinha p/ untar a forma

Aquecer o forno a 190º. Bater a manteiga com o açúcar, acresecentar os ovos batidos e mexer muito bem. Juntar o chocolate ou cacau em pó e envolver. Juntar a farinha, alternando com a água a ferver até terem uma massa liquida e leve. Vai ao forno durante 30 m, no fim deste tempo baixar a temperatura do forno para 170º, e deixar cozer mais 15 / 20 minutos. O bolo deverá ficar húmido. Ao espetar um palito na massa, este não deverá sair totalmente limpo.
Este bolinho pode servir para um lanche ou para uma sobremessa acompanhado com morangos e chantilly ou uma bola de gelado a gosto.
Bom domingo !

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pão recheado cá de casa

Mais um fim-de-semana á porta, e como parece que o sábado vai ser chuvoso, temos de aproveitar para mimar a nossa família com comidinhas boas e bolinhos deliciosos.

Também podemos convidar amigos e fazer um lanche ajantarado. Esta sugestão que deixo hoje é perfeita, juntando uns bolinhos de chouriço (receita já publicada) e um belo caldo verde ou outra sopa, dá uma excelente refeição, e fazem um brilharete juntos dos vossos convidados.

Este pão maravilhoso, também pode servir como entrada para uma refeição principal ou para uma festa de anos. Os mais pequenos adoram, dizem eles que tem sabor a pizza.

-  1 pão saloio redondo ou alentejano (eu utilizei alentejano porque acho graça ao alto que este pão tem, e que irá servir de tampa)
- 4 linguiças ( tipo chouriço corrente)
- 2 tipos de queijo ralado (eu utilizei mozarella, e emental)
- 1 frasco pequeno de maionese
- Orégãos a gosto
- Alho em pó a gosto

Começem por abrir uma tampa no pão, de forma a conseguirem tirar todo o miolo, para poderem rechear. Picar as linguiças. Misturar todos os ingredientes e colocar dentro do pão. Usem a tampa que abriram para tapar o pão. Embrulha-se o pão numa folha de prata coloca-se num pirex ou tabuleiro que depois possa ir á mesa e vai ao forno pré-aquecido durante 20 m.
No fim deste tempo retira-se a prata e volta-se a colocar o pão no forno . Passado +/- 15 m verificar tirando a tampinha do pão, e utilizando uma colher,  se o queijo já está derretido. Se estiver, é só começar a comer com tostinhas ou utilizando o miolo do pão que foi retirado.
 (A foto foi tirada antes de ir ao forno)
È de comer e chorar por mais ! Uma delicia !

Um grande beijinho e bom fim-de-semana.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Frango com natas no forno cá de casa

Olá , boa noite, estou tão contente com as vossas mensagens, obrigado pelo vosso carinho e amizade.

Hoje deixo mais uma sugestão rápida, fácil e barata, que poderá ser para um jantar de semana mas também para um jantar de amigos ou família. Há quem lhe chame frango com cerveja, frango com natas no forno, eu vou chamar-lhe Frango com natas cá de casa.

Esta receita é daquelas que sai sempre bem e os mais pequenos adoram !

Ingredientes
- 1 frango partido aos bocadinhos e limpo de peles ( cá em casa como somos 3 utilizo um frango)
- 1 cebola partida ás rodelas
- 1 sopa de cebola
- 1 cerveja
- 1 pacote de natas
- Queijo ou pão ralado
- Azeite
- 1 colher de chá de mostarda
-  Pimenta

Faço um refogado com a cebola e o azeite, junto o frango partido, a pimenta e deixo refogar um pouco. Depois junto o pó da sopa de cebola e mexo, de seguida a cerveja e deixo que o frango coza um pouco, mas não na totalidade. Depois é só deitar o pacote das natas e a colher de mostarda, mexer, provar se está bom de sal (atenção que a sopa de cebola já tem sal), caso seja necessário juntar uma pitada.

Deitar tudo num tabuleiro, colocar queijo ralado por cima e vai ao forno durante +/-  meia hora.

Para acompanhar pode ser arroz, ou massa ou batatinhas noisettes. Uma boa salada não pode faltar !


Nota: Para uma refeição mais rápida, esta receita poderá não ir ao forno. Fica igualmente bom. É servida polvilhada com salsa.
Neste caso deixem o frango cozer na totalidade dentro do tacho.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tostas de soja

Já estamos a meio da semana !... E para a próxima temos um feriado ! Que bom, vamos ter mais um dia para fazer bolos e bolinhos, e comidas saborosas !

A quarta-feira é um dos dias da semana mais complicado cá de casa... e por isso, este dia é sempre para comer "restos" ou comida que congelo.

Assim sendo, quero apenas partilhar convosco umas tostas que descobri no super-mercado, são boas para levar para o escritório, para petiscar a meio da manhã ou á tarde com uma peça de fruta.

Cada tosta tem 29 kcal o que significa que são optimas para nos prepararmos para o Verão !

(Desculpem a publicidade, não é essa a intenção, mas tive de tirar uma foto para que podessem vêr )
Beijinhos e obrigado por todas as mensagens.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Mista de peixe no forno

Hoje deixo uma sugestão para um jantar de semana. Rápida e facil, pois durante a semana é tudo a correr...

Fiz com os peixes que tinha no congelador: Salmão, perca e pescada, pode ser com qualquer outro.

Eu fiz assim:

No fundo do tabuleiro (que possa ir ao forno) coloquei cebola ás rodelas, pimento vermelho, tomate aos pedaços, azeite, uma folha de louro, 1 colher de café de gengibre (opcional), salsa, um bocadinho de vinho branco. Coloquei o peixe e o sal e deixei ficar tapado c/ uma folha de aluminio no frigorifico a descongelar.

No outro dia, depois de um dia de trabalho, foi só tirar o tabuleiro do peixe do frigorifo e colocá-lo no forno.

Acompanhei com batatas noisettes e uma salada. Um arroz branco também era um bom acompanhamento.

A reter desta ideia é o facto de poderem deixar o jantar quase feito de vespera, pois fica já tudo temperado dentro do frigorifico e ao outro dia é só colocar no forno.

Dica: É de terem sempre no vosso congelador batatas noisettes, são boas, os miudos adoram, e é só colocar no forno para acompanhar peixe ou carne.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Bolinhos de Chouriço

Tal como prometi aqui está a receita dos Bolinhos de Chouriço,que serviu para o lanche de cá de casa de ontem. Foram inventados no momento... ainda bem que me lembrei de ir buscar o bloco e uma caneta para ir anotando... Mas eu sou assim, nunca consigo fazer da mesma maneira o mesmo prato ou sobremessa porque me  lembro sempre de "inventar" qualquer coisa.

Ingredientes ( para 12 bolinhos em formas pequenas )
- 2 ovos inteiros
- 3 colheres de sopa de óleo
- 1 colher de sobremessa de farinha maizena
- 250 grs de farinha
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de salsa em pó
- 200 ml de leite morno ( 1 chavena pequena)
- 1 colher de café de fermento
- 1 chouriço  (ou fiambre, ou bacon ou frango )

Bater os ovos, juntar o óleo, a farinha maizena e a farinha normal, a pitada de sal, o alho em pó e a salsa. Mexer tudo e ir juntando o leite aos poucos até que a massa fique, nem grossa, nem liquida.

Colocar no fundo de cada forminha 3 pedacinhos de chouriço, depois um bocadinho de massa, mais uns pedacinhos de chouriço e terminar com massa, isto vai fazer com que o bolinho fique bem recheado. Levar ao forno cerca de 25m. Verificar se estão cozidos e depois é só comer !
(Não devem incher as forminhas pq. eles crescem um pouco).

Se quizerem podem fazer o dobro da massa, desta forma podem fazer num tabuleiro rectangular, para comer cortado ás fatias.

Em vez do chouriço, podem utilizar fiambre, bacon, restos de frango, ou uma mistura de várias carnes.

São optimos para mandar como lanche para a escola dos mais pequenos (o meu pequenote adorou), para servir de alternativa a um jantar acompanhado com uma sopa e fruta. No tempo da praia são optimos para levar e comer junto ao mar !

Espero que gostem de mais esta sugestão de cá de casa !

domingo, 15 de abril de 2012

Originalidades de cá de casa ...

Uf...Acabei de passar a ferro. Já tenho tudo em dia outravez, isto não é só fazer comidinhas !... Há mais trabalho cá por casa...
Já viram o meu Frango Árabe ? É diferente, fica c/ um sabor adocicado, muito bom!
Deixo uma sugestão para quem tem máquina de café de cápsulas... é mais uma ideia de poupança aliada á decoração. Foi uma das minhas ultimas aquisições porque já estava farta de vêr as capsulas no mesmo suporte. Ora vejam e digam-me o que acham...
 O resultado final:
Sabem quanto custou ? 1,90 €.
O que é preciso é imaginação e um pouco de bom gosto, não é preciso gastar muito dinheiro para termos a n/ casa bonita e funcional. Aprendam comigo !
Beijinhos e boa semana !

Frango Árabe cá de casa

Tive um sábado muito atarefado... Finalmente tive paciência para ir ao cabeleireiro, as madeixas até ficaram bonitas, mas foi uma manhã perdida... Á noite tive cá em casa amigos, desta vez a minha amiga Rosa, Francisco e Carolina.

Foi a tarde a cozinhar, para preparar mais um belo jantar !

- Como entrada fiz ovos recheados com atum e molho de iogurte, foi um sucesso ! (Mais tarde passo a receita)
- Sobremesa, a minha famosa tarte de morango e um bolo de chocolate.

- Prato Principal Frango Àrabe
(chamo cá de casa porque não gosto de copiar receitas, posso seguir algumas coisas mas todas as receitas que faço têm o meu "toque" pessoal).

Ingredientes para 6 pessoas:
- 2 frangos partidos em pedaços pequenos s/ pele
- Oleo
- 4 colheres de sopa de mel
- 1 cebola picada (grandinha)
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 2 colheres de chá de acafrão das indias em pó
- 2 colheres de chá de gengibre em pó
- 1 molho de coentros frescos (ponham á vontade)
- 100 grs de ameixas pretas sem caroço
- 100 grs de amêndoas laminadas
- sal
- 1 limão cortado aos gomos
(Nota: se usarem apenas um frango reduzam para metade todos os ingredientes.)

Num tacho deitei o óleo, o mel, a canela, o gengibre, a cebola, e o acafrão. Levei ao lume e deixei ferver 2 minutos. Depois juntei o frango, os coentros e o sal.
Deixei refogar 4 a 5 minutos, juntei as ameixas, mexi, e tapei o tacho. Em lume brando deixei cozinhar a carne durante 45 minutos. Mexer de vez enquando. No fim deste tempo, juntei as amêndoas e o limão em gomos, mexi, apaguei o lume, e deixar repousar 10 m .
.
Servi com arroz branco de alho, salada de alface e cenoura ralada.Quem gostar pode servir com arroz Basmati.

Todos gostaram !

Beijinhos e bom domingo !

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A despensa cá de casa !

Finalmente sexta-feira, dia para pensarem na vossa lista de compras...

Esta é a lista base da minha despensa, que me permite cozinhar qualquer prato, mesmo quando penso que não tenho nada para comer em casa.

Mercearia:
- Especiarias ( pimenta em grão, alho em pó, gengibre, açafrão, mistura de ervas c/ alho, orégãos, salsa, coentros, louro, nós moscada , canela)
- Grão, feijão e tomate enlatado
- Natas, molho Béchamel e leite (magro e meio-gordo- para as sobremessas uso meio-gordo)
- Milho e  cogumelos enlatados
- Salcichas e atum enlatado
- Molho de soja, Maionese, Mostarda, Ketchup
- Tostas
- Farinha e açúcar (branco e amarelo – para os bolos utilizo amarelo), fermento
- Chocolate p/ culinária e em pó
- Leite condensado e gelatina
- Sal de cozinha e sal fino
- Massas (normalmente tenho 3 tipos)
- Batatas, cebolas e alhos
- Caldos de galinha e legumes
- Arroz (eu tenho agulha e vaporizado – para fazer no forno utilizo vaporizado)
- Vinho branco (um barato para temperar)
- Azeite, óleo e vinagre
- Sumos e aguas c/ gás
- Café e chãs
- Pão ralado
Frescos:
- Fruta, legumes, iogurtes (convém ter tb. naturais para fazer molho de iogurte p/ as saladas)
- Queijo, fiambre, bacon, chouriço, manteiga e creme vegetal.
- Queijo creme ou mascarpone
- Queijo ralado
- Pão
Congelador:
- Carne, peixe
- Delicias do mar
- Legumes e ervas aromáticas congeladas
- Batatas noisettes
- Pão

Pode parecer muito complicado mas só custa a primeira vez até se ter tudo organizado, depois é só ir repondo o que se gasta e todas as semanas acrescentamos os frescos.

Façam as queijadinhas de leite (receita já publicada) para o pequeno-almoço de sabado ou para o lanche ou para convidarem uns amigos para tomar café na vossa casa. Depois digam-me se tiveram sucesso...

Beijinhos e um bom fim-de-semana !

quinta-feira, 12 de abril de 2012

" No poupar é que está o ganho"

Em tempos dificeis como este, quero deixar algumas sugestões no que diz respeito a fazer compras...

Eu pessoalmente só gosto de ir ao supermercado 1 vez por semana, e antes de ir faço sempre uma lista. Isto permite que compre realmente o que faz falta e ajuda a manter o frigorifico e a despensa organizada e o mais completa possivel.

Outra coisa que costumo fazer é quando gasto uma coisa da despensa ou frigorifico que normalmente gosto de ter, aponto logo no bloco de notas para fazer parte da próxima lista de compras.

Não sou fiel a nenhuma marca, uso marcas próprias dos supermercados, e só compro artigos que estejam em promoção se precisar ou que consuma normalmente.

Atenção aos descontos em cartão, há que saber gerir pq. no fundo estes descontos são uma exigência para lá voltarmos, não são imediatos, e muitas vezes os produtos estão mais caros.

Há uns dias, comprei um serviço de pratos que era vendido á peça e que estava c/ 20% em vale. O que fiz foi: comprei 1ª os pratos mais caros, depois com esse desconto comprei os da sopa, e com este desconto comprei os de sobremessa. Tive de lá ir 3 vezes, pq. o desconto em vale ou cartão só pode ser gasto no dia seguinte, mas valeu a pena.
Conclusão, neste tipo de desconto nunca comprem tudo de uma só vez, vejam 1ª se o desconto é válido por vários dias e vão gerindo esse mesmo desconto comprando o que precisam.

Outro exemplo, quando remodelei a minha casa ia precisar da cozinha e de um movel para a sala. Como a Ikea estava c/ um desconto em vale de 30% nas cozinhas compramos 1ª a cozinha e com esse desconto é que compramos o móvel da sala. É apenas uma questão de andarmos atentos para conseguir poupar e fazer boas compras.

Dicas de sites com talões de desconto ( obrigada Bárbara, pelas dicas)
http://sempreapoupar.com/vales-de-desconto-couponxare/
http://www.tralhasgratis.org/t34862-vale-140-planta-com-sabor-a-manteiga
http://www.paramim.com.pt/services/vales-de-desconto.aspx
http://www.promocoesdescontos.com/tag/vales-de-desconto-2012/
Surgiu recentemente uma nova aplicação no Facebook chamada Couponxare, que permite imprimir vales de descontos de marcas conhecidas.

Espero ter conseguido passar a ideia cá de casa " Comprar bem e barato, e não cair em armadilhas dos hipermercados/lojas ! "

Começem a pensar na vossa lista de compras... amanhã irei publicar uma lista do que tenho sempre cá em casa na despensa e no frigorifico.

Beijinhos (gosto muito de mandar beijinhos !)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Queijadinhas de leite

Hoje vou publicar uma receita da qual ainda não tenho foto, mas fica a promessa de fazer no fim-de-semana para vos mostrar. ( em 22.04.2012 já coloquei a foto)
Este foi um pedido da minha amiga Rosa, que me telefonou para lhe dar a receita, então aqui vai:

1/2 l de leite (uso meio-gordo)
2 ovos inteiros
200 g de açúcar (uso acucar amarelo)
100 g de farinha
50 g de manteiga
raspas de limão ou laranja (opcional)

Bater os ovos com o açúcar e juntar a manteiga derretida, depois a farinha e o leite.
Untar e polvilhar forminhas (se forem de solicone, passem este passo) e verter nelas a massa, sem incher na totalidade. Levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 m ou até estarem douradas.

Depois de feitas e desenformadas podem deitar açúcar em pó e canela (para quem gostar) por cima.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Arroz de peru cá de casa

Hoje já começou a escola do meu pequenote... Eu costumo dizer que o meu dia tem 3 fases, e agora 4 por causa do blog !

A 1ª fase é logo de manhã que termina quando deixo o pequenote no colégio. A 2ª fase é o meu emprego. A 3ª fase começa no final do dia, ir buscar o filhote, ajuda-lo nos TPC, dar-lhe atenção, e ainda fazer o jantar.

Para conseguir fazer tudo isto na prefeição tento ser o mais organizada possivél, e no que toca ás refeições da semana costumo á noite do dia anterior pensar o que vou fazer para o dia seguinte...

Hoje deixo aqui uma sugestão de refeição para um jantar de semana. A ideia cá de casa durante a semana é fazer refeições rápidas, aproveitando, claro, o que há no frigorifico ou congelador.

Desta vez usei:
* Bifes de peru (podia ser frango, o que tiverem)
* Metade de um chouriço
* 1 folha de louro
*1 Cebola partida ao meio
*1 dente de alho partido ao meio
* 3 grãos de pimenta (eu utilizei preta)
* 1 caldo de galinha
* sal e azeite
* 1 cenoura

Enquanto me arranjei de manhã e tratei do meu filhote coloquei os bifes a cozer com agua e todos estes ingredientes, durante 25 m.

À noite quando cheguei a casa, parti aos bocadinhos os bifes, a cenoura e o chouriço e fiz um arroz c/ a agua da cozedura dos ingredientes. Quando o arroz estava quase cozido, retirei do lume, misturei as carnes e a cenoura e coloquei num pirex para ir ao forno.
Como ainda tinha agua da cozedura, aproveitei e fiz uma canja "fingida". Foi só juntar um bocadinho de arroz e hortela e deixar cozer.
Tudo isto foi feito em meia-hora !

domingo, 8 de abril de 2012

Salada com molho de iogurte

Que Domingo...
Depois de ter comido o fabuloso cabrito assado em forno de lenha em casa dos papás e de ter comido tantos doces da minha mãe, só me resta pensar que na próxima semana terei de fazer uma pequena dieta para compensar toda esta comida... Deixo uma sugestão que acabei de preparar para o meu almoço de amanhã.

* Uma manga (pode ser outra fruta, mais uma vez aproveitem o que têm em casa)
* Alface
* Pedacinhos de pão torrado
Para o molho de iogurte:
* meio iogurte natural
* salsa e alho em pó (há uns frascos que já trazem esta mistura, há tb. de salsa e alho)
* 1 colher de sobremessa de maionese
Misturar tudo e colocar por cima da salada.




A Feijoada cá de casa !

No sabado acordei com vontade de comer uma feijoada, mas como não queria ir novamente ás compras, fui vêr o que tinha no frigorifico para satisfazer este meu desejo... Então foi assim...

* Feijão (normalmente tenho sempre congelado ou em lata)
* Couve coração
* salsichas frescas
* metade de 2 tipos de chouriço ( chouriço mouro e chouriço alentejano)

Num tacho salteei as salcichas em azeite. Depois de salteadas cortei-as aos pedaços e reservei para mais tarde juntar ao feijão.
No mesmo tacho, coloquei cebola picada, alho e louro e deixei refogar (se virem que precisa de mais azeite acrescentem mais um pouco).
Coloquei depois a couve coração lavada e partida aos pedaços, algumas rodelas do chouriço e 2 colheres de sopa de calda de tomate. Deixei apurar um pouco. Depois coloquei um pouco de vinho branco, um bocadinho de agua quente, sal e um pouco de pimenta moida, (atençaõ ao vinho e á agua, não precisa de ficar com muito molho) deixei cozer durante 20 minutos. No fim deste tempo verifiquem se a couve está cozida.
Depois juntei as salsichas, as restantes rodelas de chouriço e mexi. Por fim o feijão já cozido, e voltei a mexer tudo. Deixei ferver mais 10 minutos.
Coloquei um pouco de coentros e desliguei o lume. Deixei reposar cerca de 5 minutos e estava pronto a comer !
Acompanhei com arroz branco que tinha sobrado do almoço de sexta-feira.
Acreditem que ficou uma delicia, o meu marido até disse que esta era bem melhor que a outra tradicional.
E mais uma vez fiz um prato com o que havia cá em casa, que ficou barato e o principal, delicioso !
Usem a imaginação e façam coisas deliciosas !...

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Decoração

Já que estamos proximos de mais uma data em que nos reunimos com a familia, aproveito para dar umas dicas para que tudo esteja perfeito e bonito na v/ casa...
Muitas vezes não é necessário gastar muito dinheiro para mudarmos um bocadinho o visual de algumas divisões da n/ casa.

*SALA:
-Se tiverem uma decoração com cores neutras, por exemplo branco, preto, cinza, é muito facil, pois podem constantemente mudar a decoração porque tudo conjuga c/ estas cores.
-Basta mudar as capas das almofadas do sofa, colocar umas velas perfumadas de acordo com as cores que tem na sala, trocarem de lugar objectos que já tenham em casa, e tudo ficará com outro ar !
-Se a sala permitir mudem a disposição dos móveis, há quem diga que até dá sorte !...

*WC: coloquem velas perfumadas, toalhas enroladas e uma planta e ficará com um ar de Casa-de-Banho de Spa. Se tiverem uma casa de banho grande utilizem uma taça com agua com pedras e velas flutuantes.

* COZINHA: Muitas vezes esquecemo-nos da decoração desta divisão e achamos que não é preciso muita coisa pois é apenas para cozinhar... Ideia errada... Podemos ter igualmente peças bonitas e tornar a cozinha um pouco mais sofisticada.
Aqui temos de ter algum cuidado e decorar de acordo com a decoração que temos no resto da casa para que tudo esteja em harmonia.
Se tiverem uma decoração moderna criem na cozinha essa mesma decoração, utilizem frascos bonitos e modernos em metal cinzento e podem colocar um castical em cor de prata em cima da mesa ou na bancada, com umas velas no tom da decoração .
Se tiverem uma boa bancada criem uma "coffe shop", maquina do café, frasco do acucar e um pote bonito em vidro com um bolinhos. Podem tambem colocar uma bomboneira de pé que fica lindo.

Experimentem, vão vêr que vão gostar !
Boa Páscoa !

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dar e receber...

È muitas vezes a originalidade e o bom gosto que fazem de um jantar ou uma festa um momento inesquecivel.
A forma como se arranja a mesa e apresentam as iguarias podem fazer milagres pelo prato mais simples.
Para que tudo corra da melhor maneira, convem planear a festa ou jantar com alguma antecedência.
*Idealize, alguns dias antes a forma como vai pôr a mesa: que serviço vai usar, a toalha, os copos, certifique-se que tudo está em condições.
*Velas, flores, um arranjo de frutas ajudam a compor a sua mesa.
*Escolha a cor das velas de acordo com as cores que vai utilizar na toalha, louça ou flores e acenda as velas quando os convidados forem para a mesa !

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A minha tarte de morango

 Tudo começou neste dia, enquanto preparava mais um jantar de amigos: Ana, João e o pequeno David.

Há muito que pensava em fazer um blog com todas as minhas ideias práticas ligadas á cozinha e á decoração... e foi a Ana que me deu a força e o empurrão que eu precisava para começar.

Para este Jantar preparei como entrada pão recheado, um creme de cenoura e courgette, bacalhau com natas, e uma fabulosa sobremesa "Tarte de morango com queijo Mascarpone".

Esta tarte é fabulosa porque além de saborosa, é facil de fazer e claro, muito barata !

Receita:
*1 base de tarte já feita (há em todos os super-mercados, está ao pé das bolachas e queques, sobremesas), esta custou 0,90 €.
*500 gr de morangos (+/- 1,40€)
*Doce de frutos silvestres (marca branca +/- 1,30€)
*200 gr de queijo mascarpone (marca branca +/- 2,30€)
*3 colheres de sopa mal cheias de acucar

Barrar a base da tarte com o doce, misturar o acucar com o queijo até ter um creme, e barrar por cima do doce.
Decorar com morangos ao gosto de cada um !